Jornal Estado de Minas

TRIÂNGULO MINEIRO

Grupo Antibombas da PF de Uberlândia detona morteiro encontrado em rio

O Grupo Antibombas da Polícia Federal em Uberlândia detonou um artefato explosivo encontrado no fim de semana por uma mulher às margens do Rio Grande, em Delta, no Triângulo Mineiro. O Exército analisou o objeto e informou que se tratava de uma granada de morteiro.




 
A PF informou que o esquadrão situado na cidade vizinha fez a explosão do artefato de maneira controlada após acionamento, ainda nesta terça-feira (12/9).

 
Durante o fim de semana, uma mulher de 42 anos encontrou uma peça de artilharia durante uma pescaria. Por não saber do que se tratava, ela chegou a lavar a granada com a água do rio – e a levou para casa.
 
Mas, ao suspeitar que a peça fosse um artefato explosivo, ela acionou a Polícia Militar para verificar o material e fazer a entrega voluntária.
 
Segundo o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado em Uberlândia, que também foi acionado para verificações, o objeto é uma granada de morteiro de 81 mm com potencial de alcance de 100m².
 
Ainda segunda a unidade do Exército, á possível que a granada estivesse perdida desde a Guerra Constitucionalista de 1932. “Nossa região foi palco desse conflito, principalmente a região limite entre Minas Gerais e São Paulo, próximo ao Rio Grande”, informou o batalhão.