Jornal Estado de Minas

SITUAÇÃO DIFÍCIL

UTI da Santa Casa de Barbacena volta a ser fechada por falta de médicos

A Santa Casa de Barbacena, no Campo das Vertentes, foi novamente fechada por falta de médicos. O aviso, emitido no dia 15 de setembro, informa que a suspensão é temporária, devido à falta dos profissionais.




 
O problema se repete um ano após o fechamento, em agosto de 2022, quando os pacientes ficaram mais de um mês sem atendimento.
 
A nota da Santa Casa informa que a decisão ocorreu em caráter emergencial para garantir a segurança dos pacientes enquanto a instituição busca soluções para restabelecer plenamente a unidade.
 
“A UTI Neonatal desempenha um papel fundamental no Hospital, prestando cuidados especializados a recém-nascidos prematuros e bebês com patologias médicas complexas. A falta de profissionais médicos qualificados para atender esses pacientes levou à dolorosa decisão de suspender temporariamente os leitos, uma medida tomada com profundo pesar pela Direção da Santa Casa", diz a nota.




 
 
Segundo a direção da unidade, a prioridade é manter a qualidade nos serviços prestados aos pacientes, enfatizando que a suspensão dos serviços foi uma medida de último recurso, destinada a proteger os neonatos que dependem de cuidados intensivos.
 
                    
“A escassez de profissionais médicos na especialidade de pediatria e neonatologia é um desafio que a Santa Casa tem enfrentado no Complexo Materno Infantil, assim como muitos Hospitais em todo o país”, destacou o texto.
 
O prefeito de Barbacena, Carlos Du, esclareceu nas redes sociais que toma medidas para resolver o problema, após se reunir com a direção da Santa Casa.
 
Uma delas é a disposição de contratar mais profissionais, cedendo médicos em caráter emergencial para prestar serviços na UTI.
 
“Mais uma vez nós vamos apoiar o hospital para que esse serviço tão importante não seja interrompido”, completou.