O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional da Gameleira, o Ceresp Gameleira, localizado na Região Oeste de Belo Horizonte, teve concluída a primeira etapa das obras nos pavilhões A e B.
Leia Mais
Princípio de rebelião é registrado no Ceresp de BetimCeresp Gameleira continua recebendo detentos apesar de superlotaçãoInterdição do Ceresp Gameleira reabre discussão sobre encarceramentoExército explode bomba da Revolução encontrada em MinasBombeiros não irão mais transportar vítimas do acidente aéreo no AM
Já foram realizadas a demolição das antigas camas; remoção das instalações hidráulicas; execução de novas instalações de água e esgoto; remoção de instalações elétricas internas antigas; instalação de novas luminárias e projetores para iluminação de corredores e celas; instalação de novas camas, beliches e treliches.
Também foram feitas as pinturas internas de celas, carceragem e pátios de sol; pintura de pisos, grades e portas metálicas; e instalação de tela para reforço do gradeamento do pátio de sol. No total, o investimento nos pavilhões A e B somam R$ 1,9 milhão, até o momento.
Desde a inauguração do Ceresp, há 20 anos, essa é a primeira grande obra de reforma efetiva realizada na unidade. Os prisioneiros já ocuparão os espaços completamente reformados até esta terça-feira (19/9).
Economia para o estado
Segundo o diretor do Ceresp, Flávio Rezende, os novos ajustes de válvulas de descarga e a instalação de ventanas de iluminação e de ventilação proporcionarão expressiva economia aos cofres públicos.
Aumento da capacidade no futuro
Serão iniciadas as mesmas intervenções nos outros dois pavilhões (C e D) da unidade. Ao final de todas as obras, serão 384 novas vagas no Ceresp Gameleira, que, somadas às 412 existentes, ampliará a capacidade do local para 796 vagas, um aumento de 93%.
Ao todo, estão sendo destinados R$ 74 milhões para a reestruturação de unidades prisionais prioritárias. O anúncio do recurso foi feito em março de 2022 pelo governador Romeu Zema e, desde então, mais de uma dezena de presídios e penitenciárias do estado passam por reformas.