A paixão pelo cinema mantém em movimento as locadoras Art Vídeo e Star Vídeo, duas das últimas em Belo Horizonte, atuantes há mais de 30 anos. Encostar os dedos nas capas do DVD e ter alguém para indicar um título fazem com que 200 filmes ainda sejam alugados por semana na Star Vídeo.
Nos anos 2000, locadoras estavam em cada esquina da capital mineira, assim como os bares. No auge do mercado, a loja que fica na Rua Perdigão Malheiros, 521, no Coração de Jesus, alugava 50 mil filmes por mês e, hoje, 800. Com a chegada dos streamings, a presença das locadoras tornou-se tão sensível quanto a película do VHS e viraram raridade.
As coletâneas agora são organizadas em sessões dos grandes gêneros, como romance ou por diretores. Filmes de época e faroeste estão entre os que mais saem e o mercado continua porque o amor dos donos, segundo eles, são correspondidos por gente interessante, também amantes da arte.
A Art Vídeo, na Rua Fernandes Tourinho, 139, na Savassi, é outra que resiste à modernidade. A conversa com outras pessoas interessadas em artes também atrai clientes fiéis. Os VHSs e os Blu-Rays estão guardados, sendo admirados como parte do antiquário aberto na loja, que deixou de contar o número de aluguéis e dispõe de quadros modernos e vendas de objetos antigos. Os DVDs continuam disponíveis.
*Estagiário sob a supervisão do subeditor Gabriel Felice