(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RODOVIA FECHADA

Xakriabás fecham BR no Norte de Minas em protesto contra marco temporal

Em cidade com maior concentração de indígenas do Sudeste, manifestantes chamam atenção para votação no STF


20/09/2023 09:14 - atualizado 20/09/2023 10:11
432

Indígenas Xakriabá bloquearam a BR-135 entre Itacarambi e São João das Missões, no Norte de Minas, na manhã desta quarta-feira (20/9). O protesto é parte da onda de movimentos dos povos originários contra a aprovação da tese do marco temporal, que volta à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

A tese trata sobre a limitação do direito dos indígenas às terras demarcadas ou disputadas até a promulgação da Constituição de 1988. Até o momento, quatro ministros do Supremo, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luis Roberto Barroso votaram contra a aplicação do critério. Nunes Marques e André Mendonça foram favoráveis à medida que limita o acesso dos povos originários à terra.

 

Mesmo entre os magistrados que se opuseram à tese, há divergências no entendimento. Moraes, por exemplo, é favorável a que proprietários de terras sejam indenizados para a implantação de reservas indígenas demarcadas após a Constituição. Barroso é contrário à ideia de indenização.  

Ver galeria . 17 Fotos Indígenas Xakriabá bloquearam a BR-135 entre Itacarambi e São João das Missões, no Norte de Minas na manhã desta quarta-feira (20/9). O protesto faz parte de uma onda de movimentos dos povos originários contra a aprovação da tese do marco temporal, que volta à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF).Alexandre Guzanshe /EM/D.A Press
Indígenas Xakriabá bloquearam a BR-135 entre Itacarambi e São João das Missões, no Norte de Minas na manhã desta quarta-feira (20/9). O protesto faz parte de uma onda de movimentos dos povos originários contra a aprovação da tese do marco temporal, que volta à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF). (foto: Alexandre Guzanshe /EM/D.A Press )

A reserva Xakriabá fica no município de São João das Missões, onde há maior concentração de indígenas em relação à população total. De acordo com o Censo Indígena divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto, cerca de 80% dos habitantes da cidade são indígenas. São cerca de 10 mil xakriabás vivendo no território.

A terra dos Xakriabá foi demarcada em 1987, mas pontos específicos do território foram reavidos pelos indígenas após a Constituição Federal, por isso, há um temor de perda de direitos com uma eventual aprovação do marco temporal. 

protesto no Norte de Minas
BR-135 entre Itacarambi e São João das Missões, no Norte de Minas, está fechada na manhã desta quarta-feira (20/9) (foto: Alexandre Guzanshe /EM/D.A Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)