Jornal Estado de Minas

TRADIÇÃO

Conservação da arte em movimento

Faltam três meses para o Natal, mas os visitantes do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG, no Bairro Santa Inês, podem, em qualquer época do ano, visitar o tradicional Presépio do Pipiripau.




 
Mais de 580 bonequinhos se movimentam por cordas para contar a história de Jesus Cristo, em um ambiente ligado a uma cidade cheia de arte e ofícios.
 
A obra, do artesão Raimundo Machado, data de 1907. Os bonecos, comandos por linhas e roldanas, são distribuídos em 45 cenas, dispostas em uma sala de exibição. Para preservar a obra, novos visitantes só podem entrar na sala nos horários já estabelecidos. As sessões são programadas para as 10h, 11h, 14h, 15h30 e 16h30, de quarta a sábado. O funcionário Carlinhos, responsável pelo presépio, conta que a atração recebe três visitas escolares diariamente.
 
 
Além do presépio, o museu também conta ainda com exposições de Arqueologia, orquídeas, jardim sensorial, plantas medicinais, viveiro de mudas e biblioteca. Todas as atrações são abertas ao público. Para grupos acima de 10 pessoas com acima de 4 anos é necessário agendamento online para realizar os circuitos, que têm duração de 2h30 e os preços variam de acordo com a quantidade de pessoas que compõem o grupo. O Museu de História Natural e Jardim Botânico fica localizado na Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês. Informações sobre ingressos, agendamento e horário de funcionamento podem ser acessados no site https://www.ufmg.br/mhnjb/.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Gabriel Felice