A onda de calor que atravessa Minas Gerais nos últimos dias tem causado quebras de recorde de temperatura máxima em Belo Horizonte e em outras cidades do estado.
De acordo com levantamento histórico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior temperatura máxima registrada no estado foi de 44,1°C, em 26 de abril de 2012, em Pirapora, no Norte de Minas. Os dados começaram a ser compilados em 1961.
Leia Mais
Casal é preso no interior de Minas com mala 'recheada' de drogasCombate ao incêndio na mata da UFMG segue pelo segundo dia seguidoDistribuidoras de bebidas são investigadas por falsificação e sonegaçãoTrégua no calorão? Céu nublado e pancada de chuva para BH nesta quarta126 anos de histórias no Parque MunicipalBH pode ter chuva forte com rajadas de vento nas próximas 48hCefet-MG libera professores para aulas online enquanto durar o calor em BHDono de loja é preso por vender joias furtadas avaliadas em mais de R$ 1 miCompletam a lista a cidade de Espinosa, no Norte de Minas, que registrou a quarta maior temperatura em 17 de fevereiro de 2014, com 43,1°C. Na quinta posição, o município de São Romão, com 43,1°C em 8 de outubro de 2020.
São Romão, que também fica localizada no Norte do estado, registrou nessa segunda-feira (25/9), a sexta maior temperatura da série histórica em Minas, 43°C. Ontem, em Belo Horizonte, também foi quebrado o recorde de temperatura máxima, quando os termômetros marcaram 38,6%u202F°C.
Das cinco primeiras colocações no ranking das maiores temperaturas, duas delas foram registradas em outubro. Tal fato, segundo Maria Clara Sassaki, meteorologista e porta-voz do ClimaTempo, é explicado, pois, historicamente, outubro é o mês mais quente do ano na região Sudeste do país.