Depois de três dias consecutivos de recorde de calor em Belo Horizonte, às 16h desta terça-feira (26/9) a Estação da Pampulha registrou máxima de 36°C e a umidade relativa do ar de 22%, de acordo com a Defesa Civil municipal.
Para o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir Azevedo, isso significa que a onda de calor começa a perder força na capital mineira. Porém, as temperaturas devem seguir altas pelo menos até quinta-feira (28/9).
Leia Mais
Inmet amplia alerta de granizo para 214 cidades de Minas Gerais; confira Chuva de granizo pode cair em 79 cidades de Minas nesta terça; confiraBH amanhece com 23°C mesmo com tempo nublado Trégua no calorão? Céu nublado e pancada de chuva para BH nesta quartaBH pode ter chuva forte com rajadas de vento nas próximas 48hCidade mineira é a mais quente do Brasil pelo 2° dia seguidoO meteorologista diz que essa oscilação de temperaturas é comum na primavera. “O que a gente pode destacar é a condição da onda de calor: são vários dias consecutivos com temperaturas muito acima da média, o que pode afetar a saúde da população.”
Em Minas
O calor também deve diminuir em Minas, porém, as regiões Norte e Noroeste do estado continuam com alerta de onda de calor até quinta-feira. Nesta terça, a temperatura máxima registrada no estado foi de 43,5°C em São Romão, na Região Norte. As chuvas nessas regiões, no entanto, só devem chegar na próxima semana.
“Lá vai continuar quente e seco ao longo dessa semana. Mas há possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte nas regiões Sul, Triângulo e Oeste até sexta-feira”, diz o meteorologista.
Confira as temperaturas em Minas:
Quarta (27/9): Mínima 18°C no Sul
Máxima 43°C no Norte
Quinta (28/9): Mínima 15°C no Sul
Máxima 43°C no Norte
Sexta (29/9): Mínima 13°C no Sul
Máxima 36°C no Norte
Sábado (30/9): Mínima 13°C no Sul
Máxima 36°C no Norte