Jornal Estado de Minas

FIM DO CALORÃO?

BH pode ter chuva forte com rajadas de vento nas próximas 48h

Belo Horizonte está em alerta de chuvas, trovoadas e rajadas de vento nas próximas 48 horas. Em meio ao calor extremo, no início da noite desta terça-feira (26/9), a Defesa Civil da capital informou que o avanço de uma frente fria pode provocar precipitações. 




Conforme o órgão, a previsão é que esta quarta-feira (27/9) seja de céu parcialmente nublado, com temperaturas elevadas e ainda tempo seco. Apesar disso, ao longo do dia, a nebulosidade pode aumentar, crescendo também a possibilidade de pancadas de chuva. 

Na capital, os termômetros deverão oscilar entre 24º e 36ºC, com umidade relativa do ar mínima em torno de 20%, durante a tarde. 

No restante do estado, 214 cidades estão em alerta de tempestade com queda de granizo, até a manhã desta quarta-feira. Ao longo do dia o número de locais que podem registrar ocorrência de chuva aumentou. Com isso, municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Sudoeste, Noroeste e Campo das Vertentes podem ser atingidos. 





Onda de calor 


Ao mesmo tempo em que algumas cidades mineiras podem ter um alívio na temperatura, com a chegada das chuvas, na região Norte do estado há, até a manhã de quarta-feira (27/9), em alerta para a possibilidade de intensificação da onda de calor. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas os termômetros ficarão 5ºC acima da média. Hoje, sete cidades registraram temperaturas acima de 40ºC. São Romão, no Norte de Minas, foi a cidade mais quente do país, pelo segundo dia consecutivo, com 43,5ºC.