Um incêndio de grandes proporções atinge a Serra do Caraça, nos limites dos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os primeiros focos das chamas foram identificados nessa terça-feira (26/9). Desde então, o fogo começou a se alastrar.
Equipes do Corpo de Bombeiros (CBMMG), militares do Instituto Estudual de Florestas (IEF) e brigadistas do Santuário do Caraça estão no local para combater as chamas.
Leia Mais
Frigorífico é evacuado às pressas por vazamento de amônia'Não me mata, porque te amo!': Mulher implora, mas é assassinada pelo exApós 15 meses, morte de motorista da Tusmil ainda não foi esclarecidaInstituto Mário Penna disponibiliza 2 mil mamografias gratuitasBH: bancária com síndrome de burnout será indenizada em R$ 30 milPolícia descarta legítima defesa e indicia suspeito por três crimes no Anel"O incêndio está em uma encosta entre os dois parques, o do Caraça e o Parque Nacional da Gandarela. Um contínuo de Mata Atlântica, com área de plantação de eucalipto. Então, essa área é muito preservada. Se espalha, ele tem dimensão de queimar muita coisa", explicou.
Incêndios em setembro
Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, até segunda-feira (25/9), só em setembro foram registrados 121 incêndios em Belo Horizonte. Durante o ano de 2023, ao todo, foram 809 queimadas na capital mineira.
De acordo com o Tenente do Corpo de Bombeiros, Henrique Barcellos, a onda de calor que tem atingido o estado associada à baixa umidade, aumentam as chances de incêndio.
“Essa combinação de altas temperaturas com baixa umidade torna o cenário favorável para incêndios. Já temos marcado o período de estiagem mas temos vistos que esses fatores têm influenciado bastante, causando a situação que nos alerta ao nível que estamos atualmente”, pontuou.
*Estagiário com supervisão do subeditor Diogo Finelli.