Jornal Estado de Minas

PREVISÃO DO TEMPO

Onda de calor segue em desaceleração em BH e outras cidades de Minas

Depois de um período de altas temperaturas em Minas Gerais, lentamente a onda de calor começa a perder força no estado. Em Belo Horizonte, a máxima registrada nesta quarta-feira (27/9) foi de 33,5°C na Estação Pampulha, entre 15h e 16h, segundo dados da Defesa Civil. 




 
Nesta quinta (28/9), os termômetros não devem passar dos 32ºC, com mínima prevista de 20°C e umidade relativa do ar mínima em torno de 40% à tarde. A estimativa é a mesma para cidades da Região Metropolitana. Em outras localidades do estado, pode até chover granizo. 
 
A trégua no calorão na capital fica um pouco mais acentuada na sexta-feira (29/9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas vão oscilar entre 17ºC e 28ºC. A meteorologia aponta ainda para a possibilidade de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas no decorrer do dia. 


Conforme pontua o meteorologista Ruibran dos Reis, a queda das máximas em boa parte do estado é explicada por uma frente fria que teve início do Sul do Brasil e chega ao litoral do Rio de Janeiro. Com isso, essa massa de ar deverá organizar nuvens de chuva no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata e também nas Regiões Norte, Noroeste, Oeste e Sul do estado nesta quinta. 




 
“No Norte e Noroeste (de Minas), as temperaturas vão variar entre 22°C e 41°C, podendo haver pancadas de chuva isoladas à tarde. Na Zona da Mata e nas regiões Central e Sul há possibilidade de raios, rajadas de vento e granizo”, explica. 
 
Ruibran também destaca que a média da temperatura máxima no estado fica em torno de 30ºC nesta quinta-feira. Fora desse padrão estão os municípios do Norte de Minas, que devem marcar entre 22°C e 41°C. No Vale do Jequitinhonha, a faixa de oscilação é praticamente a mesma: 22ºC a 40ºC. 
 
Em destaque nas altas temperaturas está o município de São Romão, na Região Norte de Minas, que registrou na terça-feira (26/9) 43,5°C, levando com isso o título de cidade mais quente do Brasil pelo segundo dia consecutivo, já que na segunda (25/9) o município localizado às margens do Rio São Francisco havia marcado 43°C. Nesta quinta, o pico de temperatura pode registrar uma queda discreta: 42°C.