A paciente Cleusa Santos, de 59 anos, hipertensa, diabética, e asmática, precisa passar por uma neurocirurgia de emergência, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico extenso. Ela está internada no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, na Região Central de Minas, desde a última sexta-feira (22/9), quando sofreu o AVC.
A cirurgia precisa ser feita o quanto antes, porém Cleusa precisa de uma vaga pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que ainda não pode atendê-la. Devido ao grau de urgência do problema, a família decidiu criar uma vaquinha online para arrecadar R$ 350 mil, valor que serviria para pagar o procedimento e custear o tratamento posterior.
A arrecadação está sendo feita online, e, até agora, a família arrecadou R$ 18.444. Cunhado da paciente, Paulino José Sabino conta que a família está apreensiva com a situação. “Só se fizer a cirurgia é que ela vai sobreviver”, diz.
Sobre a falta de vagas, Paulino questiona: “É uma falta de respeito, pelo menos eu acho, pelo tanto de impostos que a gente paga”.
A vaquinha foi a forma que os familiares encontraram para ajudar Cleusa. “Corta o nosso coração em não poder fazer nada”, relata.
A vaquinha foi a forma que os familiares encontraram para ajudar Cleusa. “Corta o nosso coração em não poder fazer nada”, relata.
A reportagem do Estado de Minas entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde a respeito da situação de Cleusa e aguarda posicionamento. A matéria será atualizada assim que a secretaria responder à demanda.