(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

População e empresas podem adotar escola pública em BH; entenda

Lei incentiva doação de materiais escolares e realização de obras nas escolas públicas municipais de Belo Horizonte


30/09/2023 20:51 - atualizado 30/09/2023 21:06
432

fachada da escola municipal tupi mirante na regiao norte de bh
Escolas públicas de BH podem ser adotadas por pessoas físicas e jurídicas que queiram contribuir para melhoria da infraestrutura do ambiente escolar (foto: Breno Pataro/PBH)
As 323 escolas públicas municipais de Belo Horizonte podem contar com a parceria de moradores e de empresas para a melhoria da infraestrutura e manutenção do ambiente com o programa "Adote uma escola". A lei, publicada nesse sábado (30/9) no Diário Oficial do Município, incentiva a doação de equipamentos e realização de obras nas unidades escolares.

Funciona assim: os interessados assinam um termo junto à Secretaria Municipal de Educação para adotar uma escola pública municipal de Belo Horizonte por determinado período, de forma total ou parcial, como, por exemplo, a biblioteca, brinquedoteca, laboratórios ou quadras esportivas.

A adesão ao programa pode ser feita por meio de doação de equipamentos, livros, materiais escolares, uniformes e mobiliários novos e/ou pela realização de obras de construção, manutenção, reforma e ampliação dos prédios escolares.


As obras, aprovadas pelo executivo municipal, serão alinhadas com a direção da escola, conforme as demandas da unidade. As ações do programa "Adote uma Escola" serão elaboradas e implementadas de forma colaborativa, com a participação ativa da comunidade escolar, por isso as escolas serão incentivadas a criar espaços de participação, como conselhos escolares ou comissões de pais e alunos.

Caso o adotante não cumpra com os compromissos assumidos, o termo poderá ser rescindido sem necessidade de prévio aviso.

O objetivo do programa é desenvolver parcerias com a iniciativa privada e a sociedade civil para a melhoria da qualidade do ensino e da estrutura da rede pública municipal de ensino.

As organizações que adotarem o projeto poderão, em contrapartida, "divulgar com fins promocionais e publicitários as ações praticadas em benefício da comunidade escolar. Poderão também utilizar o programa para fins de incentivos fiscais na forma da legislação", diz o texto da lei.


A rede municipal de ensino conta com 323 escolas, sendo 145 escolas infantis (Emeis) e 178 unidades de ensino fundamental, distribuídas nas nove regionais de Belo Horizonte. As unidades atendem aproximadamente 168,9 mil estudantes em todas as modalidades de ensino da educação básica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)