Reparo de danos
Segundo o secretário de Segurança Pública e coordenador da Defesa Civil Municipal, Daniel Rosa, a determinação é de que os órgãos atuem em conjunto e com agilidade para minimizar os prejuízos.
“Estamos realizando vistorias em todos os locais que receberam chamados pelo número de emergência 199. Verificamos residências, avaliamos potenciais riscos, especialmente em áreas consideradas vulneráveis. Além disso, já tomamos medidas para interditar vias e restaurar a normalidade o mais rápido possível”, explica.
“Realmente foi um volume muito grande de água. No entanto, passada a chuva, em menos de 30 minutos a água já tinha escoado. O problema é a nossa drenagem que é defasada. Além disso, acionamos a Cemig para o restabelecimento da transmissão de energia nas áreas atingidas”, reforça.
Ainda segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está montando um mutirão nesta segunda-feira (2/10), para limpeza dos pontos atingidos. A previsão é que a força-tarefa continue em atuação nos próximos dias.
Assistência social
A Secretaria de Ação Social da cidade informou que está visitando as áreas atingidas, fazendo um levantamento de informações de famílias afetadas para garantir auxílio social e verificando a necessidade de remoção dessas pessoas para pontos seguros.
“Fizemos uma abordagem social e até o momento não detectamos emergências para auxílio moradia, pois não houve avarias estruturais nas residências. Mas muitos moradores acabaram perdendo gêneros alimentícios. Eles receberão um auxílio social profissional e cestas básicas”, relata o secretário Wagner Cruz.