
Fidelis se deu conta de que havia caído em um golpe quando foi até o endereço que consta no site do leilão para retirar o veículo. “Saí de São Paulo na noite de domingo (27/9) e amanheci em Betim, na segunda (28/9), de onde fui para Itaúna”, conta. Chegando no pátio, localizado na cidade do Centro-Oeste mneiro, ele foi informado de que não eram realizados leilões ali.
A vítima diz ter encontrado no pátio outras pessoas que sofreram golpe do mesmo site. “Quando fui a Itaúna, tinha mais gente lá que também foi enganada”, afirma. Além do prejuízo gerado pela compra, ele ainda gastou R$ 1 mil com as passagens de ida e volta até o pátio.
Ao cobrar a negociante, solicitando um documento que permitiria a retirada da moto, a empresa do leilão solicitou mais R$ 2,8 mil de taxa a Fidelis. O site que copia o MGL Leilões tem selo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e diz ser homologado pelo órgão.
Posicionamento da empresa MGL Leilões
O site de leilões informou em nota que, além do endereço eletrônico MGL Lances, responsável pelo golpe do qual Fidelis foi vítima, existem outros sites que se passam pela empresa e que já registrou boletim de ocorrência para derrubar os leilões falsos. A empresa alega que não é a primeira vez que passam pelo mesmo problema.
No comunicado, consta que "trata-se de uma empresa séria, com profissionais idôneos, que atua no ramo da leiloaria há mais de 20 anos com ética e responsabilidade". No site da empresa, os clientes ainda encontram orientações para evitar cair em golpes de falsos leilões online.
Leia a nota na íntegra:
"Ao que tudo indica o suposto arrematante foi vítima de um golpe aplicado por um site falso.
Algumas medidas podem ser adotadas pelos interessados em participar de um leilão para evitar golpes, quais sejam:
- Desconfie de leilões virtuais que tenham datas de realização muito próximas ao momento em que você tomou conhecimento deles.
- Evite concluir negócios em sites que impeçam ou dificultem a visita ou inspeção antecipada dos bens leiloados.
- Não efetue compras em sites de leilões que não possuam domínios terminados em "com.br".
- Solicite o número de registro do leiloeiro na Junta Comercial para garantir sua legitimidade.
- Nunca realize transações sem um canal de contato confiável.
- Certifique-se da presença de certificação digital no site para garantir a segurança das suas informações.
- Esteja alerta em relação a valores que pareçam demasiadamente vantajosos, pois podem ser indícios de fraudes ou enganos."
A reportagem do Estado de Minas entrou em contato com o TJMG e aguarda resposta.
*Estagiária sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa
