Jornal Estado de Minas

PERÍODO CHUVOSO

Chuvas dos últimos dias aumentam risco de deslizamentos na Grande BH


A Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Vale do Rio Doce estão sob alerta para possibilidade de risco geo-hidrológico nesta terça-feira (3/10). Os dados são do informe emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).





De acordo com o órgão, a probabilidade de movimentos de massa nessas regiões do estado, no entanto, é considerada moderada. O risco se deve ao acumulado de fortes chuvas, em forma de pancadas, registradas nas últimas 36 horas, que podem ser localmente intensas.

O cenário pode favorecer a possibilidade de deslizamentos de terra pontuais em "taludes de corte e aterro, incluindo quedas de barreira à margem de rodovias", ressalta o comunicado. O Cemaden ainda destaca a possibilidade de moderada a forte para pancadas de chuva na RMBH e no Vale do Rio Doce.
Enfatiza também que, ao longo do dia, "poderá deflagrar eventos de alagamentos urbanos e inundações bruscas em rios e córregos localizados em áreas urbanizadas".

Possibilidade de granizo

No fim da manhã desta terça-feira (3/10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de tempestade, com possibilidade de queda de granizo, para 58 cidades em Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, segundo a Defesa Civil, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Segundo o órgão, a temperatura mínima registrada foi de 18ºC e a máxima estimada deve ficar na casa dos 30ºC, com a umidade relativa do ar em torno de 45% à tarde.