Nesta terça-feira (3/10), a prefeita de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, Margarida Salomão (PT), publicou um decreto que estabelece tarifa zero no transporte coletivo aos domingos e feriados nacionais. Um Projeto de Lei (PL), com a mesma iniciativa, havia sido aprovado pela Câmara Municipal da cidade. Contudo, a prefeita vetou alegando “vício de iniciativa”, já que o Legislativo não pode criar despesas para o Executivo.
Leia Mais
Ônibus suplementar pode perder linhas a partir de segunda-feira (2/10)BH não libera ônibus de graça para eleições de conselheiros tutelaresHomem é procurado por atear fogo em ônibus em SabaráMetrô BH terá trens extras no domingo (8) para atender público da Arena MRVMinistério Público investiga desvio de dinheiro público em Juiz de ForaPBH abre licitação para obras de revitalização da Praça da Rodoviária“Nós esperamos que as pessoas agora tenham melhores condições de ir a festas, aos jogos, se encontrarem, fazer visitas às suas famílias, visitar um parente doente. Eu acho que nós estamos garantindo que todas as pessoas tenham direito ao seu lazer”, disse a prefeita em coletiva de imprensa.
A prefeitura não explicou se haverá um aumento no subsídio pago ao Consórcio Via JF, que opera o transporte coletivo na cidade. Somente em 2023, até agosto foram repassados R$ 34.358.309,04 de subsídio.
O Estado de Minas perguntou à prefeitura a respeito dessas questões, mas ainda não recebeu retorno.
Consórcio aprova decreto
Em nota, o Consórcio Via JF informou que está satisfeito com a implementação do transporte gratuito nos domingos e feriados.
“O Consórcio Via JF, responsável pelo transporte público na cidade de Juiz de Fora, apoia e celebra a implementação da nova política de gratuidades nos domingos e feriados. Estamos profundamente comprometidos em tornar o transporte público acessível e de qualidade para toda a população de Juiz de Fora”, informou o consórcio.