Jornal Estado de Minas

IRRESPONSABILIDADE

Guarda Municipal atira em pitbull após ser atacado dentro de parque em BH

Um agente da Guarda Municipal de Belo Horizonte foi atacado por um pitbull dentro do Parque Municipal Professor Amílcar Vianna Martins, na Rua Cobre, no Bairro Cruzeiro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã desta quarta-feira (4). Para se defender, o agente precisou atirar contra o animal. O tiro pegou de raspão e o cão passa bem.




 
 

De acordo com a Guarda Civil, o local funciona a partir das 8h e apenas os guardas que trabalham em uma inspetoria da corporação ficam no local. A área do parque é utilizada pelos guardas municipais para a prática de atividades físicas. 
Por volta das 6h, a tutora de quatro cachorros soltou os animais. Imagens da câmera de segurança de um prédio na mesma rua mostram o momento em que ela retira a coleira dos bichos e os deixa na parte de dentro do parque. Ela senta na calçada e aguarda.

O servidor corria no parque no momento e, para se defender, precisou atirar, atingindo o animal de raspão. Uma equipe do Departamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal foi ao local e prestou atendimento ao cão, que foi encaminhado para atendimento veterinário e passa bem. 

Em nota, a Guarda Civil Municipal destacou que os “os tutores de cães da raça Pitbull são obrigados a manter os animais com focinheira e presos em coleira com guia quando estão em espaço público, conforme estabelecido na Lei Municipal Nº 8198, de 13 de julho de 2001”.

A tutora foi encaminhada para a Delegacia Adida ao Juizado Especial Criminal (DEAJC) para registro de ocorrência por omissão de cautela.