Setembro foi um mês de poucas chuvas e temperatura acima da média em Belo Horizonte, segundo balanço do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta quarta-feira (4/10).
Leia Mais
Mesmo com trégua no calor, cidades em MG têm alerta para altas temperaturasEl Niño pode trazer novas ondas de calorVídeo: mineiros surpreendem ao enfrentar calor com piscina em caminhoneteHomem é preso por esfaquear a mãe no Triângulo MineiroMarinha do Brasil realiza operação militar na região de Furnas, em MGBH pode ter pancadas de chuva e rajadas de vento nesta quarta-feiraA média da temperatura mínima foi de 19,8ºC, valor 2,4ºC acima da climatologia, que é de 17,4ºC. A menor temperatura mínima foi de 17ºC, em 9 de setembro. Já a maior temperatura mínima foi de 26,4ºC, registrada no dia 26.
A média da temperatura máxima foi de 30,3ºC, valor 2,4ºC acima da climatologia, que é de 27,9ºC para setembro. A maior temperatura máxima foi de 37,5ºC, registrada no dia 25, na estação Santo Agostinho. Esse valor representa o recorde de toda a série histórica, que teve início em 1910. Já a menor temperatura máxima foi de 24ºC, registrada no dia 6.
Onda de calor
Em setembro, o destaque foi a onda de calor que manteve as temperaturas cerca de 5ºC acima da média. Entre os dias 23 e 28, a máxima ficou acima dessa média. Já entre 24 e 27 de setembro, a mínima é que ficou acima.
Segundo o Inmet, esse fenômeno justifica a média mensal de ambas temperaturas ficarem 2,4ºC acima da climatologia para o mês.
Veja as temperaturas máximas registradas em 25 de setembro nas outras duas estações meteorológicas situadas na capital:
- Estação automática da Pampulha (BH) - 38,6ºC. A operação dessa estação teve início em 09 de outubro de 2006;
- Estação automática Cercadinho (BH) - 35,6ºC. A operação dessa estação teve início em 26 de dezembro de 2013