A prefeitura de Poços de Caldas (MG) decretou luto oficial de três dias e cancelou eventos de Dia das Crianças após o ataque em uma escola que deixou um adolescente morto e outros três feridos.
Leia Mais
Feridos em ataque a escola em MG passam por cirurgia, e estado é muito graveDois dos adolescentes feridos em Poços de Caldas correm risco de vidaUm passado para não se esquecerVítimas de facadas em escola apresentam melhoraJovem que realizou ataque em escola de Poços de Caldas já agrediu a mãeAdolescente que realizou ataque em escola pode ficar internado por três anosAutor do ataque em escola de Poços de Caldas diz à PM que buscava vingança
Segundo o prefeito, o ataque foi um "caso isolado" e não deve causar medo em outras unidades de ensino da cidade. "Apesar de ser um fato que entendemos ser isolado, nossas forças de segurança estão atentas a qualquer acontecimento", afirmou.
Azevedo também lamentou o caso e demonstrou solidariedade às famílias e à comunidade escolar. "Fomos surpreendidos por essa terrível notícia. (...) Queria trazer nossa solidariedade à família das vítimas, à todas as famílias da escola, professores, alunos, é uma escola muito querida nossa", disse.
LEIA: 'Agora é rezar', diz mãe de aluna atacada em escola no Sul de Minas
Um adolescente morreu e dois estão em estado grave. Duas vítimas de 13 anos passaram por procedimento cirúrgico torácico e cardíaco, e se encontram ainda em estado grave, sob cuidados da UTI, segundo informou a Santa Casa. Um outro aluno, de 17 anos, não precisou de cirurgia e está estável, sendo monitorado no setor de Urgência/Emergência do hospital.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), classificou como "inaceitável" o ataque e ainda defendeu a redução da maioridade penal, que hoje é de 18 anos.
"É inaceitável qualquer atentado contra a vida de nossas crianças. Temos que combater o bullying nas escolas, mas o Congresso tem que ter coragem para discutir a redução da maioridade penal, pra acabar com eventos como esse de Poços de Caldas. Minha solidariedade às vítimas", disse Romeu Zema, governador de Minas Gerais.
O caso
Ex-aluno de 14 anos esfaqueou quatro adolescentes. Segundo o tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do centro de jornalismo da Polícia Militar, o ataque aconteceu por volta das 16h30 durante a saída dos estudantes da Escola Profissional Dom Bosco, uma instituição tradicional de Poços de Caldas, no sul de Minas.
Suspeito tentou entrar na escola, mas foi impedido por adultos. A PM foi acionada e apreendeu o adolescente, que foi levado à delegacia. A Polícia Civil investiga as motivações do ataque.
UOL tentou contato com a escola. Pelas redes sociais, a instituição informou que as aulas desta quarta-feira (11) foram suspensas.