A prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI), homologou o contrato de requalificação da Avenida Afonso Pena, na região Centro-Sul, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira (11/10). A licitação foi arrematada pela Construtora RFJ Ltda por um valor de quase R$ 25 milhões.
Segundo a prefeitura, a previsão é que as obras durem 360 dias, contados da emissão da ordem de serviço. Os trabalhos serão fiscalizados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital.
O projeto faz parte do programa de requalificação do coração da capital mineira, chamado de “Centro de Todo Mundo”, prevendo a implantação de faixas para o transporte coletivo, ciclovia com adequação de geometria, fresagem, recapeamento de asfalto, sinalizações verticais e horizontais, mobiliário urbano e paisagismo, incluindo um sistema de irrigação.
Em entrevista ao EM Minas, programa da TV Alterosa em parceria com o Estado de Minas e Portal UAI, o prefeito Fuad Noman (PSD) havia adiantado que até o final do ano uma série de obras seriam lançadas no projeto.
“São obras viárias para melhorar ali o centro de BH. Estamos cuidando de todas aquelas ruas fechadas. Refazendo as calçadas portuguesas, refazendo os bancos que estão quebrados. Plantando árvores. Se você desce a Afonso Pena lá de cima você vai ver árvores plantadas, flores plantadas”, disse o prefeito.
Os serviços previstos serão executados na Afonso Pena entre a Rua Curitiba e Avenida Bandeirantes; Avenida Getúlio Vargas entre Rua Gonçalves Dias e Avenida Afonso Pena; Rua Curitiba entre Afonso Pena e Santos Dumont; Rua Cláudio Manoel entre Rua Piauí e Afonso Pena; e Rua Piauí entre Av. Getúlio Vargas e Rua Cláudio Manoel.
Ainda segundo a prefeitura, não haverá qualquer ação de desapropriação de terreno.