Jornal Estado de Minas

INCÊNDIO

Fogo destrói casarão histórico no centro de Entre Rios de Minas

Um incêndio destruiu um casarão histórico na cidade de Entre Rio de Minas, Campo das Vertentes. A casa fica na Praça Senador Ribeiro, 256, Centro, e o fogo começou por volta de meia-noite. Chovia no momento em que o fogo teve início.





O Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e de São João del-Rei foram acionados. A edificação faz parte do Conjunto Paisagístico Urbanístico e Histórico da Praça Senador Ribeiro, patrimônio tombado da cidade.


O prédio era habitado, mas ninguém se feriu. Segundo relatos de testemunhas, o incêndio teria sido provocado por um raio que atingiu a residência durante a chuva do início da madrugada.


O fogo se alastrou rapidamente, muito em função de a construção ser antiga, com grande parte da estrutura feita de madeira.


“Eu estava dormindo, não vi quando o fogo começou. O policial me chamou, bateu à porta, e graças a Deus consegui sair a tempo com sua ajuda”, disse o ex-prefeito Marinho da Farmácia, que reside no local. A esposa dele e os filhos não dormiam na casa no momento do incêndio.





Moradores ajudaram no combate ao fogo, disponibilizando uma chorumeira -equipamento agrícola, que foi improvisado para a situação-, para que o reabastecimento de água se desse de maneira mais ágil e eficiente, impedindo a interrupção do combate, que durou toda a madrugada.

Os bombeiros usaram também um hidrante de uma agência bancária, para debelar o incêndio.


Pela manhã, o trabalho continuava, com a etapa de resfriamento dos restos da construção. Participaram da ação na madrugada 10 bombeiros militares, além de policiais militares, agentes da Defesa Civil e da perícia criminal da polícia civil.