(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas horizontes

Qual será o destino do Mercado das Flores?


17/10/2023 04:00 - atualizado 17/10/2023 13:50
432

Desativado desde 2017, o Mercado das Flores, no Centro, abrigava uma floricultura que funcionava todos os dias
Desativado desde 2017, o Mercado das Flores, no Centro, abrigava uma floricultura que funcionava todos os dias (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press. 28/07/2010 )


Desativado desde 2017, o Mercado das Flores, no Centro, abrigava uma floricultura que funcionava todos os dias, nunca fechava. Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da  Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), fechou uma parceria com o Sesc, que adquiriu o espaço.

O Mercado das Flores já foi um ponto de referência na capital, principalmente pela floricultura Flora Rosa, que funcionou no local durante 42 anos. O imóvel icônico, que fica na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua da Bahia, abrigava também o Centro de Atendimento ao Turista e um posto de vendas de ingressos do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais (Sinparc).

Qual será o destino do Mercado das Flores?
(foto: Jair.Amaral/EM/D.A Press)


Depois de um processo licitatório, o espaço foi comprado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), que integra o Sistema Comércio, composto pela Fecomércio MG, Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e Sindicatos Empresariais. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) - Mercado das Flores ficará sob a gestão do grupo pelos próximos três anos, com a opção de prorrogar o prazo por até 10 anos.

Os planos do Sistema Fecomércio para o imóvel envolvem a promoção da cultura, do turismo social e apoio ao empreendedorismo. Lá, serão vendidas viagens, excursões e passeios operacionalizados pelo Sesc, além de fornecer informações turísticas para a população. Também serão vendidos ingressos para espetáculos que acontecem no Sesc Palladium, que pertence ao grupo. O espaço deve funcionar também nos fins de semana.

A parceria entre o Sistema Fecomércio e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para o CAT- Mercado das Flores foi firmada em janeiro deste ano e a previsão é que a revitalização seja concluída no primeiro trimestre de 2024. Já existe um projeto arquitetônico aprovado pela Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público (DPCA) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).


* Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)