Histórica, turística e com a maior parte de seu trajeto em Minas, a Estrada Real torna-se, agora, Monumento Nacional. Nesta sexta-feira (20), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei 14.698, de 2023, que reconhece a grandeza e dá mais visibilidade ao caminho aberto pela coroa portuguesa para ligar o litoral fluminense às áreas de mineração.
Leia Mais
Obra de supermercado é liberada pela Defesa Civil para ações emergenciais Inmet emite alerta de granizo para 394 cidades de Minas GeraisFim de semana será de chuva em BH e parte de Minas, confiraCidade mineira comemora dia do papagaio-de-peito-roxo pela primeira vezBH: Bairro Lagoinha recebe novo mural de artista italianoSuspeito de agredir jovem com garrafa é apontado como assassino de PM em BHSuspeito de envolvimento em tiroteio em BH reage à prisão e é mortoGuardas civis de BH receberão assistência espiritual e religiosaA Estrada Real é um conjunto de caminhos da época do Brasil colonial, que seguia entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, atravessando a mata atlântica, entre as serras da Mantiqueira e do Mar. Pela estrada, hoje conhecida rota turística, eram escoados o ouro e os diamantes retirados da região das minas. Para o relator da matéria, senador Carlos Viana (Podemos-MG), a Estrada Real é um marco para o turismo do país.
“Ao promover o justo resgate histórico e cultural desse belo e importante caminho – que, ao percorrer diversos estados, se torna motivo de orgulho cultural e atrativo turístico –, a proposição se torna capaz de alavancar desenvolvimento, progresso e geração de renda e emprego. É oportuno e meritório, portanto, um projeto de lei como este, que visa dar a conhecer, preservar e difundir nossas riquezas turísticas”, disse Viana no parecer que deu origem à nova lei.