Por causa de uma bactéria que vem aterrorizando a cidade, mães de crianças de São João del-Rei, na Região Central de Minas Gerais, fizeram uma manifestação em frente à prefeitura do município nesta terça-feira (24/10). O ato foi realizado pela manhã com o objetivo de cobrar providências das autoridades e a suspensão das aulas, já que os estudantes são as principais vítimas. Três crianças com os mesmos sintomas morreram nos últimos dois meses.
De acordo com Aline Teixeira, moradora da cidade e mãe de uma criança de nove anos, o prefeito estava em seu gabinete e escolheu não comparecer ao protesto. “O prefeito nem de dentro da prefeitura saiu”, conta. Ela e as outras mães que estavam no local foram atendidas pelos vereadores, que convidaram as manifestantes para a Câmara.
Ela conta que, a princípio, a prefeitura negava a existência da bactéria e “não queria fechar as escolas”, diz. Depois, com a repercussão dos casos, as escolas municipais suspenderam as aulas e a prefeitura informou que desinfectaria e limparia os locais, sem previsão de volta à regularidade.
As mães que compareceram à manifestação disseram também que o secretário municipal de saúde teria deixado a cidade. Os vereadores conseguiram contato com ele, que marcou um pronunciamento a respeito da situação.