O município de Tiradentes, localizado no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, suspendeu as aulas em escolas municipais por causa da suspeita de que crianças tenham sido infectadas pela bactéria Streptococcus A, na cidade vizinha, São João del-Rei. O anúncio foi feito pela prefeitura na tarde desta quarta-feira (25/10).
Leia Mais
São João del-Rei: teste rápido vai identificar bactéria que matou criançasNúmero de crianças mortas por afogamento em um ano dobra em Minas GeraisCidade vizinha suspende aulas após morte de crianças em São João del-ReiSão João del-Rei começa a fazer testes para identificar bactériaCarro-biblioteca da UFMG completa meio século de existênciaSão João del-Rei: mães fazem manifestação em frente à UPA da cidade São João del-Rei pede contratação de oito médicos para reforço na pediatriaMunicípio a 40 km de São João del-Rei suspende aulas para desinfetar escolaSegundo a prefeitura, a decisão foi tomada para "garantir a segurança dos alunos, profissionais e comunidade".
Mais cedo, o prefeito de Santa Cruz de Minas, Wagner do Didico (PL), anunciou que as aulas das escolas municipais também serão suspensas nesta semana para prevenir infecções entre os alunos da cidade.
Desde o início desta semana, a cidade de São João del-Rei está em alerta, após a morte de três crianças, de 3, 9 e 10 anos, em menos de 30 dias. A suspeita é que elas tenham sido infectadas pela bactéria Streptococcus A.
Uma criança está internada com suspeita de ter contraído a infecção.
Além de garantir que não se trata de um surto.
Outra já testou positivo, porém, a Secretaria de Estado de Saúde afirma não haver ligação entre os casos.
Nesta quarta-feira (25/10), a secretaria ministrará treinamento para os médicos da rede assistencial do município para orientar na detecção e tratamento de casos suspeitos, com a identificação dos devidos diagnósticos.
Os sintomas observados nas crianças são de amigdalite, febre, vômito, manchas e infecção na pele. Com as mortes, o Setor de Vigilância e Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde foi acionado. Segundo a pasta, não existe um surto, no entanto, medidas estão sendo adotadas para se evitar que algo mais grave aconteça.