Acontece neste sábado (28/10), em Belo Horizonte, mais um fim de semana de multivacinação. O Dia D tem o objetivo de garantir a atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos. Neste fim de semana, todos os centros de saúde da capital, o Centro de Atenção à Saúde do Viajante e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti estarão abertos para receber a população. As aplicações das doses serão realizadas das 8h às 17h.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, para garantir a diversão e entretenimento, já tradicionais do Parque Municipal, serão ofertados no espaço brinquedos, oficinas e atividades recreativas para crianças e adolescentes. A rua de lazer ficará na Alameda das Sapucaias.
Leia Mais
Restaurante pega fogo no Funcionários, em BHUFMG tem 64 cientistas entre os mais influentes do mundoPresos integrante de quadrilha de roubos em fazendasMarido de cantora gospel acusado de pirâmide financeira é soltoSuspeito de ameaçar juiz de Ouro Fino tenta ir ao Rio e é preso no DFCom 27 casos de infecção bacteriana, cidade no Jequitinhonha fecha escolasDanilo Borges Matias, secretário municipal de Saúde, afirma que reforçar a quantidade de postos e diversificar as atividades ofertadas são formas de alcançar um público ainda maior. “O objetivo do Dia D é ampliar o acesso às vacinas levando, além das doses, opções de lazer e informação sobre a importância de manter o cartão de vacinação atualizado. As aplicações serão realizadas durante o dia todo, em todas as regionais da cidade. Por isso, reforço que é indispensável a conscientização dos adultos para cuidarem da saúde das crianças e adolescentes.”
Assistência à saúde
Além do Dia D da vacinação, alguns centros de saúde irão promover ações assistenciais de promoção e prevenção à saúde. Serão realizadas coletas para exames citopatológicos (com agendamento prévio), atendimentos de usuários em situações crônicas, cuidados em saúde bucal, além da promoção à saúde da criança e do adolescente. Confira os locais que vão oferecer o serviço no site da PBH.
Campanha de Multivacinação
Ao longo da campanha estarão disponíveis as vacinas rotavírus, meningocócica C, pneumocócica 10, hepatite B, pentavalente, pólio inativada, pólio oral, febre-amarela, hepatite A, DTP, meningocócica ACWY, HPV, tríplice viral, dupla adulto, tríplice bacteriana adulto e gripe.
Já a aplicação do imunizante BCG será feita exclusivamente nos centros de saúde de referência - a lista completa você encontra no site da PBH. Além disso, a aplicação da dose monovalente da vacina contra a COVID-19 será destinada ao público de 6 meses a 14 anos completos, e a dose bivalente, para os adolescentes entre 12 e 14 anos que tenham alguma comorbidade.
É importante ressaltar que as doses serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente. Sendo assim, é fundamental que os pais ou responsáveis legais levem a caderneta de vacinação para a conferência e atualização.