A área de escape do Anel Rodoviário em Belo Horizonte, na altura do Bairro Olhos D’Água, na Região Oeste, foi utilizada pela 11ª vez nesta sexta-feira (27/10) desde a inauguração.
Leia Mais
Criança que estava internada em São João del-Rei é transferida para BHMulher morre carbonizada após carro capotar e pegar fogo na Fernão DiasDefesa Civil emite alerta para chuva moderada a forte nesta sexta (27)Carreta é retirada 18 horas depois de usar área de escape do Anel, em BHSecretário de Saúde sobre bactéria: 'Fechar escola não é recomendado'Suspeito de estuprar filha de 3 anos e mais três crianças é preso em MinasA área foi utilizada pela penúltima vez na noite de segunda-feira (23/10), quando um caminhão, às 21h30, descia a BR-040.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), entre 1º de agosto de 2021 e 25 de julho de 2022, 107 acidentes com vítimas foram registrados no trecho da área de escape.
Já os dados entre agosto de 2022 e 25 de julho deste ano, a partir da construção da área de segurança, mostram 66 acidentes, revelando uma diminuição de 38,31%.
O que é a área de escape?
A área de escape consiste em uma 'piscina de concreto' que tem 100 metros de comprimento e várias camadas de brita e esfera de cerâmica, que formam uma rampa. Ela garante uma desaceleração rápida do veículo em pane, permitindo que pare em uma emergência.
O local foi escolhido após estudos realizados pela BHTrans. A área de escape fica exatamente antes do trecho conhecido como “descida do Betânia”, local de vários graves acidentes nos últimos anos.