O Bloco do Tião, grupo carnavalesco de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, distrito de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, abriu os trabalhos com marchinhas e ritmos baianos. O nome da equipe é uma homenagem a São Sebastião e foi criado por José Paulo Ribeiro em 2013. Entre os alunos, a trupe de palhaços “Os Sombras”também foi responsável pela diversão. O grupo abusou da imitação e arrancaram muitos sorrisos ao repetir todos os gestos de alunos, disciplinários e até os professores.
Além das apresentações, um delicioso lanche coletivo foi preparado para receber os alunos. Thaís Colares do sétimo ano, 11 anos, se encantou com as apresentações. “Gostei de tudo! Achei muito legal, principalmente por estar aqui pela primeira vez.”. A amiga, Gabriela Thaís Sebastião Pinto, 12 anos, já é veterana na escola. “Todo ano o colégio pensa numa maneira nova de nos receber e eu gosto muito disso”, disse.
De acordo com o Coordenador Pedagógico do Instituto Padre Machado, Samual Villaça, o primeiro dia de aula, para os alunos, é marcado pela tensão e ansiedade. “Nesse dia, temos dois públicos bem distintos: o aluno recém chegado, que não conhece nem os outros alunos e nem o ambiente da escola; e aquele aluno veterano, já acostumado com este mesmo ambiente e ansioso por rever os amigos. É importante que em ambos os casos, a escola procure proporcionar um ambiente acolhedor e leve que os deixe mais tranqüilos em relação ao novo ano letivo”, explica o coordenador. João Wardi, 18 anos, disse se sentir bem recebido. “Gostei também! Achei bem acolhedor! Importante para que a gente comece o ano bem”, conclui.
OS PEQUENOS TAMBÉM GANHARAM
Uma novidade deste ano no Instituto Padre Machado é o Ensino Fundamental II, formado por crianças dos primeiro, terceiro, quarto e quinto anos, com idades de 6 a 10 anos, também tiveram sua festa de boas-vindas. Com a supervisão das professoras, os alunos puderam brincar no pátio com os balões em forma de cãezinhos, espada e flor.
Para a Supervisora do Ensino Fundamental I, Cláudia Andrea Amorim, o trabalho diferenciado na hora de receber os alunos para o novo letivo é fundamental para um bom começo de ano. “É necessário para que o aluno se sinta acolhido e amparado. Pois para os pequenos, além, do desafio de ter de enfrentar um novo ambiente, ainda há a dor da separação dos pais, que para as crianças mais novas nessa faixa etária é muito dolorosa e impactam bastante”, explica a supervisora.