O castelo de Bran, na Transilvânia, está à procura de um novo proprietário. A construção medieval, situada no alto de uma montanha na região central da Romênia, é uma importante atração turística fortemente ligada ao príncipe Vlad, o Empalador - um lendário senhor de guerra cujas supostas crueldades inspiraram Bram Stoker em seu romance Drácula, publicado em 1897.
Diz a lenda que Vlad passou uma noite no castelo, construído no século XV, que no romance de Bram Stoker acabou virando a residência de conde Drácula, o vampiro.
Herdeiros da família Habsburgo, proprietária do imóvel, o colocaram à venda hoje, informou uma companhia de investimentos norte-americana.
O castelo foi construído para ser uma fortaleza de proteção contra os turcos otomanos. Os Habsburgos mudaram-se para lá na década de 1920, permanecendo até o regime comunista confiscá-lo da princesa Ileana, em 1948. Após ser restaurado no final da década de 1980, em meio ao fim do regime comunista romeno, o local virou uma grande atração turística, ficando mundialmente conhecido como o "castelo do conde Drácula".
Em maio do ano passado, o castelo retornou ao filho da princesa Ileana, o arquiteto Dominic Habsburg, de 69 anos, que agora o coloca para venda. Estima-se que o valor mínimo para a transação esteja em torno de 100 milhões de euros.