O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, afirmou nesta quarta-feira que o Irã havia enviado dois navios de guerra para o Mediterrâneo através do Canal de Suez e disse estar preocupado com este gesto de "provocação".
"Esta noite, duas embarcações de guerra iranianas supostamente atravessaram o Canal de Suez para chegar ao Mediterrâneo, em direção à Síria", declarou Lieberman.
"A comunidade internacional deve compreender que Israel não pode ignorar essas provocações para sempre", acrescentou o chefe da diplomacia israelense durante um discurso em Jerusalém, ante uma conferência de presidentes das principais organizações judias americanas.
Em um comunicado, a Autoridade do Canal de Suez (SCA) informou que não havia recebido nenhuma notificação da passagem dos navios iranianos: "A Autoridade concede permissão para embarcações de todas as nacionalidades que queiram atravessar o canal, desde que suas bandeiras não pertençam a um país em guerra contra o Egito".
"O Canal de Suez não aceita a moeda iraniana, mas isso não quer dizer que navios iranianos não possam utilizar nossa hidrovia", destacou o comunicado.
Se a informação israelense for confirmada, esta será a primeira vez desde 1979 que embarcações de guerra iranianas atravessam o canal.
Para Lieberman, o envio dos navios iranianos é "uma provocação que mostra que a confiança e a audácia dos iranianos estão aumentando a cada dia".
Segundo a rádio israelense, os dois navios da marinha de guerra iraniana seriam uma fragata de classe MK-5, equipada com mísseis terra/mar, e uma embarcação de apoio de classe Kharg.