Manifestantes pedem renúncia do governo de transição na Tunísia
Milhares de tunisianos se manifestaram neste domingo em Túnis para pedir a renúncia do governo de transição, coordenado por Mohamed Ghanuchi, e a formação de uma assembleia constituinte e de um sistema parlamentar.
"Governo de Ghanuchi: fora!", gritavam os manifestantes em passeata, que se dirigiam até a Kasbah, sede do gabinete do primeiro-ministro e epicentro da revolta popular que derrubou o presidente Zine El Abidine Ben Ali em janeiro.
"A população quer a queda do regime, a população deve se rebelar contra os vestígios do antigo regime", cantavam os manifestantes, convocados para o protesto através do Facebook.
Mohamed Ghanuchi, cuja cabeça é pedida pelos manifestantes, foi primeiro-ministro de Ben Ali durante mais de uma década.
Após a formação de um governo de união nacional, três dias depois da queda do presidente, a maioria dos postos foi ocupada por ministros de Ben Ali, o que provocou novas manifestações e forçou uma reformulação do gabinete, que excluiu os principais caciques do antigo regime.
Posteriormente, o governo de transição anunciou a realização de eleições livres dentro de seis meses, mas vários partidos da oposição exigem a formação de uma constituinte e a criação de um comitê de salvaguarda da revolução.