Autoridades sauditas pedem à oposição do Bahrein que dialogue com governo
A Arábia Saudita fez um apelo neste domingo à oposição do Bahrein, pedindo que aceitem dialogar com o governo e rejeitando a ideia de "qualquer ingerência externa nos assuntos internos" de seu vizinho do Golfo Pérsico, informou a agência de notícias oficial Spa.
"A Arábia Saudita acompanha com interesse o desenvolvimento da situação no reino irmão do Bahrein. Neste momento, esperamos que a calma e a estabilidade retornem ao país, e pedimos aos irmãos barenitas que ouçam a razão e aceitem as propostas do governo", declarou um porta-voz oficial saudita, citado pela Spa.
O governo saudita destaca ainda "sua total rejeição a qualquer ingerência estrangeira nos assuntos internos do Bahrein", segundo a agência, que lembra "o apoio, com todos os meios de que dispõe, da Arábia Saudita ao governo e ao povo do Bahrein".
As autoridades barenitas propuseram à oposição o início de um diálogo político, depois da violenta repressão às manifestações contra o regime. A oposição, no entanto, exige que o governo renuncie para dar início às negociações.
A Arábia Saudita é parceira do Bahrein o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), do qual também fazem parte os Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar e Kuwait.
O CCG reafirmou seu total apoio ao Bahrein em uma reunião na última quinta-feira em Manama, da qual participaram os ministros das Relações Exteriores de seus países membros.