A Igreja Católica italiana pediu "a intervenção de toda a Europa para que ajude de forma eficaz os países afetados em primeira linha" pela possível onda de imigrantes provenientes da Líbia depois da revolta nesse país do norte da África.
O pedido foi feito pelo cardeal Angelo Bagnasco, presidente da conferência episcopal italiana. "Uma enorme tragédia está ocorrendo diante de nossos olhos", afirmou o religioso italiano ao solicitar uma resposta "eficaz" de toda Europa.
Há anos que a Igreja italiana presta ajuda concreta aos imigrantes que chegam à Itália através de várias entidades, entre elas a Caritas International, que oferece comida e alojamento em diferentes regiões do país.
O ministro italiano do Interior, Roberto Maroni, pediu nesta quinta-feira a seus parceiros europeus que ajudem seu país a fazer frente ao risco de uma crise humanitária "catastrófica".
As autoridades italianas temem uma onda de ao menos 200.000 a 300.000 imigrantes do norte da África caso o líder líbio Muamar Kadhafi deixe o poder como consequência da revolta popular que se propaga pelo país.