Leia Mais
Chávez diz que Líbia enfrenta "guerra civil"Como fica a Líbia sem Kadafi Filho de Kadafi diz que violência na Líbia deixou 242 mortosEnfrentamentos chegam à capital e elevam tensão na Líbia UE e EUA anunciam sanções contra a LíbiaONU
O Conselho dos Direitos Humanos da ONU adotou nesta sexta-feira uma resolução por consenso para enviar uma missão para investigar as violações na Líbia e recomendou que esse país seja suspenso da entidade.
Através da resolução, o órgão da ONU decidiu "enviar urgentemente uma comissão de inquérito independente e internacional... para investigar todas as supostas violações de direitos humanos na Líbia".
Ela também "recomenda à Assembleia Geral da ONU, tendo em vista as flagrantes e sistemáticas violações de direitos humanos pelas autoridades líbias", considerar suspendê-la do Conselho de Direitos Humanos.
A Líbia foi eleita em maio de 2010 para o Conselho após obter 155 votos em uma votação secreta dos 192 estados da Assembleia Geral.
O país pode ser suspenso do órgão se dois terços dos membros dos Estados membros da ONU reunidos na Assembleia Geral aprovarem a medida.