"O presidente disse que quando o único meio para um líder permanecer no poder é o uso da violência contra seu próprio povo, este líder perdeu a legimitidade para governar e precisa fazer o que é adequado: partir".
Obama manifestou sua posição durante um telefonema à chanceler alemã, Angela Merkel, destaca a Casa Branca.
Fuga
Cerca de 38 mil pessoas, principalmente tunisianos e egípcios, fugiram da Líbia através da fronteira com a Tunísia desde o início do êxodo de estrangeiros há uma semana, com o agravamento do conflito entre governo de Muamar Kadafi e manifestantes. O número inclui 18 mil tunisianos, 15 mil egípcios, 2,5 mil líbios e 2,5 mil chineses, de acordo com o coronel Malek Mihoub, oficial da Proteção Civil.
Neste sábado, os britânicos disseram que cerca de 150 civis foram resgatados do país africano em dois aviões Hércules C-130. Segundo o ministro da Defesa, Liam Fox, os aviões entraram no espaço aéreo líbio e resgataram mais de 150 civis de locações no deserto ao sul de Benghazi. Os aviões já aterrissaram em Malta.
Diplomacia
Leia Mais
Reino Unido fecha embaixada na LíbiaLíbia em meio ao caos, enquanto mundo árabe continua protestosConselho de Segurança da ONU reúne-se para discutir sanções à LíbiaLíbia: mercenários atiram contra manifestantes em MusrathaOpositores protestam no Omã e Kadafi segue isolado no poderFilho nega que Kadafi tenha dinheiro fora da LíbiaConselho de Segurança da ONU aprova sanções contra Kadafi Chávez diz que apoia governo líbio e critica imprensaSegundo ele, um avião militar C-17 deixou Trípoli com destino a Malta hoje carregando seis autoridades consulares, 18 outros canadenses e alguns cidadãos britânicos e australianos. Harper disse ontem que seu governo já resgatou cerca de 200 canadenses em vários aviões e navios, mas autoridades dizem que mais de 200 ainda estão tentando deixar o território líbio com o agravamento da crise.