Jornal Estado de Minas

Rebeldes líbios se preparam para batalha em Zawiya

Agência Estado
Centenas de forças contrárias ao governo da Líbia se preparam neste domingo para repelir uma esperada ofensiva das forças leais a Muamar Kadafi, que cercaram a cidade de Zawiya. Um repórter da Associated Press que chegou a Zawiya, a 50 quilômetros a oeste de Trípoli, confirmou que os rebeldes detêm o controle do centro da cidade de 200 mil habitantes. Eles têm tanques armados e armas antiaéreas montadas em caminhões, mas nas cercanias da cidade estão cercados por forças a favor de Kadafi.
Existem pelo menos seis postos de controle dominados pelas tropas leais a Kadafi na estrada que vai de Trípoli a Zawiya. Cada posto de controle tem pelo menos um tanque e os soldados escondem seus rostos com capuzes. Kadafi iniciou a mais sangrenta ação do mundo árabe contra uma onda de protestos contra o governo. Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram sanções contra a Líbia no fim de semana. Além disso, o presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que chegou o momento de Kadafi sair.

Zawiya, importante cidade perto de refinarias e de um porto petrolífero, é o centro populacional mais próximo de Trípoli a cair nas mãos da oposição. Centenas de pessoas no centro da cidade gritavam "Kadafi fora" e "Líbia livre, livre", em meio a carcaças de carros e bloqueios nas ruas.

Rebeldes da cidade e membros do Exército que desertaram para se juntar a eles consolidaram o controle da cidade no dia 24 de fevereiro, depois que a unidade do Exército que permanecia leal a Kadafi abriu fogo contra uma mesquita onde moradores realizavam um protesto. Médicos relataram as mortes de pelo menos dez pessoas. O controle de Trípoli ainda está nas mãos de líbios leais a Kadafi e a cidade estaria tranquila hoje.