Centenas de forças contrárias ao governo da Líbia se preparam neste domingo para repelir uma esperada ofensiva das forças leais a Muamar Kadafi, que cercaram a cidade de Zawiya. Um repórter da Associated Press que chegou a Zawiya, a 50 quilômetros a oeste de Trípoli, confirmou que os rebeldes detêm o controle do centro da cidade de 200 mil habitantes. Eles têm tanques armados e armas antiaéreas montadas em caminhões, mas nas cercanias da cidade estão cercados por forças a favor de Kadafi.
Existem pelo menos seis postos de controle dominados pelas tropas leais a Kadafi na estrada que vai de Trípoli a Zawiya. Cada posto de controle tem pelo menos um tanque e os soldados escondem seus rostos com capuzes. Kadafi iniciou a mais sangrenta ação do mundo árabe contra uma onda de protestos contra o governo. Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram sanções contra a Líbia no fim de semana. Além disso, o presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou que chegou o momento de Kadafi sair.
Rebeldes da cidade e membros do Exército que desertaram para se juntar a eles consolidaram o controle da cidade no dia 24 de fevereiro, depois que a unidade do Exército que permanecia leal a Kadafi abriu fogo contra uma mesquita onde moradores realizavam um protesto. Médicos relataram as mortes de pelo menos dez pessoas. O controle de Trípoli ainda está nas mãos de líbios leais a Kadafi e a cidade estaria tranquila hoje.