(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Santos pede para guerrilheiros das Farc abandonarem armas

O presidente da Colômbia afirmou que a vida na guerrilha leva à morte


postado em 02/03/2011 10:49

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, insistiu para que os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deixem as armas e se incorporem à vida civil. "Minha mensagem às Farc novamente, como fiz há três anos, é para que não continuem com essa luta. Essa luta não os levará a nenhum lugar. Vai levá-los ao túmulo, isso sim, ou à prisão", declarou Santos, lembrando que vários líderes do grupo já faleceram.

O presidente recordou que, em março de 2008, as tropas oficiais realizaram uma incursão contra um acampamento das Farc em território equatoriano que resultou na morte de 26 pessoas, entre elas o então porta-voz e número dois da guerrilha, Raúl Reyes. Santos também disse que seu governo "é generoso", motivo pelo qual pediu para que os guerrilheiros "se desmobilizem".

Recentemente, logo após o término da operação que resgatou seis reféns das Farc, Santos afirmou que a "porta" para um eventual diálogo de paz com grupos guerrilheiros do país está "fechada" e somente se abrirá diante de uma série de "condições".

O mandatário, na ocasião, acrescentou que o "histórico" colombiano de negociações de paz "tem sido uma experiência bastante triste". Segundo ele, "nos enganaram muitas vezes, nos usaram muitas vezes, abusaram da boa-fé dos colombianos e de certa forma dessa saudade da paz".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)