A Grã-Bretanha interceptou um navio que transportava o equivalente de 100 milhões de libras (163 bilhões de dólares) em dinares líbios destinados ao país do norte da África e escoltou a embarcação até um de seus portos, informou o ministério do Interior. "Um barco que seguia para a Líbia retornou ao Reino Unido na manhã de quarta-feira. O barco foi escoltado até o porto de Harwich (sudeste da Inglaterra) pela guarda costeira de fronteira", declarou um porta-voz do ministério. "Vários contêineres foram retirados do navio e entregues à agência de fronteira do Reino Unido", completou. "O cargueiro continha uma quantidade significativa de dinheiro líbio, sujeito a sanções da ONU".
Questionado pela AFP sobre a quantia, confirmou que era o equivalente a 100 milhões de libras, já antecipado por alguns meios de comunicação.
Outras informações da imprensa dão a entender que as autoridades britânicas seguiram o navio até a Grã-Bretanha, depois que tentou sem êxito entrar no aeroporto de Trípoli durante o fim de semana.
No domingo, a Grã-Bretanha congelou os bens de Kadafi no país, que chegam a 20 bilhões de libras (32,6 bilhões de dólares), a maioria em Londres, segundo o Daily Telegraph.