O novo primeiro-ministro egípcio Essam Sharaf discursou nesta sexta-feira a milhares de pessoas reunidas na simbólica praça Tahrir, centro do Cairo, e se comprometeu em satisfazer as exigências populares por mudanças democráticas. "Estou aqui para buscar minha legitimidade junto a vocês (...). Farei tudo ao meu alcance para responder às reivindicações de vocês", acrescentou ante a multidão agitando bandeiras.
Sharaf foi constantemente interrompido aos gritos de "Estamos com você". Mais cedo, uma fonte militar, afirmou que o referendo constitucional proposto por uma comissão de juristas egípcios será realizado em 19 de março em função da situação de segurança no país.
Na véspera, o Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito aceitou a renúncia do então primeiro-ministro Ahmed Shafiq, e anunciou sua substituição por Sharaf.
Sharaf, professor de Engenharia na Universidade do Cairo, assumiu o ministério dos Transportes em 2000, mas foi destituído do cargo em 2005 por divergências com o ex-premier Ahmad Nazif.
Sharaf participou nas manifestações da Praça Tahrir no Cairo, epicentro da revolta contra o regime de Mubarak, e por isto goza de grande popularidade entre os jovens partidários da democracia.