A diplomata portuguesa Ana Paula Zacarias foi escolhida pela União Europeia para chefiar a delegação de embaixadores europeus no Brasil. Segundo informações da agência de notícias portuguesa, Lusa, Ana Paula também foi nomeada nesta terça-feira pela Alta Representante da União Europeia para Relações Exteriores, Catherine Ashton, para comandar a embaixada em Brasília.
O posto era uma das prioridades da diplomacia portuguesa e vinha sendo disputado por Portugal desde o ano passado, quando o embaixadora Luísa Bastos de Almeida se candidatou sem sucesso. O país também chefia a delegação europeia nos Estados Unidos e espera agora garantir uma proximidade no comando das duas embaixadas.
Ainda de acordo com a Agência Lusa, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Pedro Lourtie considerou que a escolha de Ana Paula Zacarias é o reconhecimento do relacionamento privilegiado que Portugal tem com o Brasil. O secretário de Estado também ressaltou a importância do Brasil por seu crescimento e da escolha de uma mulher na data do centenário do Dia Internacional da Mulher.
Ana Paula Zacarias desempenhou também funções de vice-presidente do Instituto Camões, na Embaixada de Portugal, em Washington, e no consulado português em Curitiba, tendo ainda assumido as funções de representante permanente de Portugal na União Latina de 2003 a 2005 e de representante permanente adjunta na Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura (Unesco) entre 2000 e 2005, em Paris.
Para conseguir o posto em Brasília, a embaixadora passou por uma prova na qual concorreu com outros diplomatas experientes. A embaixada da União Europeia no Brasil é uma representação ligada ao Serviço Europeu de Ação Externa.