Em meio a revoltas árabes, Israel pede mais ajuda militar aos EUA
Desde 2007, Israel recebe dos Estados Unidos 3 bilhões de dólares em ajuda anual, em virtude de um acordo entre os dois países vigente até 2017, que inclui um aumento de 25% da ajuda militar americana.
Segundo o jornal israelense Israël Hayom, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu repetiu na terça-feira que "com ou sem acordo de paz (com os palestinos), deveremos aumentar seriamente nosso orçamento de defesa para responder às ameaças tecnológicas, à mobilização de forças e ao aumento crescente de mísseis na região".
Netanyahu estimou que, em contrapartida a um acordo de paz, o Ocidente poderia conceder a Israel "um pacote especial de ajuda para sua defesa".
O primeiro-ministro não descartou a possibilidade de financiar esse aumento de recursos para a segurança com futuros "royalties" sobre as reservas de gás natural israelenses descobertas no Mediterrâneo.
O orçamento anual da Defesa de Israel chega aos US$ 13 bilhões (R$ 21,3 bilhões), aproximadamente 7% do PIB. O orçamento israelense é cerca de metade do brasileiro. Por outro lado, a população de Israel é de 7 milhões - o Brasil tem 27 vezes essa quantia.