O líder líbio Muamar Khadafi está enviando emissários para reuniões oficiais com líderes de países ocidentais, incluindo membros da União Europeia.
Eles também vão se reunir com ministros da Otan e da União Europeia (EU), que terão encontros emergenciais em Bruxelas, capital da Bélgica, para discutir a situação na Líbia.
Leia Mais
Portugal recebe emissário líbioEmissário de Kadhafi a caminho de Portugal faz parada em MaltaNa terça-feira, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse não haver a intenção de intervir na Líbia. “Mas como uma aliança de defesa e organização de segurança, nosso trabalho é conduzir um plano prudente para qualquer eventualidade.”
Cairo e Lisboa
Segundo a rede Al-Jazeera, o vice-ministro da Defesa da Líbia, Abdelrahman al-Zawi, já está no Cairo para levar uma mensagem de Khadafi ao conselho militar que está governando o país e também ao chefe da Liga Árabe, Amr Moussa.
A rede informou ainda que há uma delegação do governo líbio, com vários oficiais, em Bruxelas.
De acordo com a agência de notícias Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, recebeu nesta quarta-feira em Lisboa um enviado de Khadafi.
Segundo a chancelaria do país, que não informou o nome do representante, o encontro foi “informal” e realizado “a pedido das autoridades líbias”.
Na véspera da reunião, o governo português informou à alta representante da UE para Política Externa e Segurança, Catherine Ashton, sobre o encontro.
O premiê de Malta, Lawrence Gozi, também recebeu enviados de Khadafi.
Ainda nesta quarta-feira, a TV estatal líbia ofereceu uma recompensa de quase US$ 500 milhões de dólares pela captura de Mustafá Abd al-Jalil, ex-ministro de Khadafi que se converteu em um dos líderes da oposição.