Leia Mais
Jornalista brasileiro estaria preso na Líbia Forças de Kadafi retomam cidade perto da capitalOposição líbia saúda reconhecimento da França e pede que UE faça o mesmoEUA cortam ligações com embaixada líbia em WashingtonKadafi teria milhares de dólares em efetivo dentro da LíbiaA presidência francesa pretende enviar um embaixador para a cidade de Benghazi, controlada pelos rebeldes. "A França reconhece o Conselho Nacional de Transição como o representante legítimo do povo líbio", afirmou à imprensa Ali Issawi, emissário do Conselho, após uma reunião com o presidente francês Nicolas Sarkozy no Palácio do Eliseu.
A informação foi confirmada pela presidência francesa, o que fez da França o primeiro país a reconhecer o Conselho Nacional como único representante "legítimo". "Com base neste reconhecimento, vamos abrir uma representação diplomática, nossa embaixada em Paris, e um embaixador da França será enviado a Benghazi", declarou Issawi. "Este embaixador ficará de forma provisória em Benghazi, antes de seguir para Trípoli", completou.
A oposição líbia comemorou a decisão da França e pediu à União Europeia (UE) que siga o exemplo de Paris, indicou à AFP um porta-voz.