O general James Clapper, principal conselheiro de inteligência do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quinta-feira acreditar que o líder líbio, Muamar Khadafi, sairá vitorioso da batalha contra rebeldes em seu país e permanecerá no poder.
Leia Mais
Líbia: "Kadhafi e sua camarilha devem ir embora", dizem Sarkozy e CameronSecretário-geral da Otan diz que órgão está 'pronto para agir' na Líbia Começa audiência polêmica sobre "radicalização" muçulmana nos EUAHillary: Otan analisará plano de exclusão aérea na LíbiaExército de Kadafi tomou cidade petrolífera e marcha para Benghazi, diz TVSegundo ele, isso provavelmente resultará na vitória de
Khadafi no longo prazo.
Outro possível desfecho, disse Clapper, seria a divisão da Líbia em três Estados semiautônomos.
Viagem
Também nesta quinta-feira, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou que viajaria ao Egito e à Tunísia para apoiar a transição de ambos os países rumo a “uma democracia genuína”.
Ela também pretende se encontrar com líderes da oposição líbia durante a viagem. Segundo Clinton, um de seus objetivos é construir um consenso internacional que embase qualquer ação contra Khadafi.
O anúncio de Hillary ocorre num momento em que as forças de Khadafi intensificam ataques contra os rebeldes, retomando o controle de cidades chave.
Nesta quinta-feira, a TV estatal líbia informou que rebeldes deixaram Ras Lanuf, uma cidade portuária importante para a indústria de petróleo líbia, que vinha sendo alvo de pesados bombardeios nos últimos dias.
Também nesta quinta-feira, Saif Al-Islam, filho de Muamar Khadafi, disse que está sendo preparada uma grande ofensiva contra os opositores do regime.