O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, fez nesta sexta-feira uma visita-surpresa ao Bahrein, no Golfo Pérsico, para encorajar reformas democráticas no país. A viagem ocorre em meio a protestos contra o governo no país.
Gates é o primeiro membro do governo do presidente Barack Obama a visitar o Bahrein desde o início dos protestos no país, em meados de fevereiro. Ele voou para lá de Bruxelas (Bélgica), onde participou na quinta-feira de um encontro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o Afeganistão.
Um assessor de imprensa do Pentágono afirmou que a intenção de Gates era garantir aos líderes do Bahrein que os EUA permanecem comprometidos com a parceria entre as duas nações. O país abriga em seu território a Quinta Frota da Marinha dos EUA.
Gates também tem o objetivo declarado de encorajar um diálogo nacional pela reforma política no Bahrein. O assessor de imprensa afirmou que Gates planeja retornar ao Oriente Médio em breve para visitar outras nações árabes que enfrentam distúrbios políticos e pedidos por reformas democráticas. As informações são da Associated Press.