Jornal Estado de Minas

Ministro japonês admite possibilidade de vazamento nuclear

AFP
O ministro japonês do Comércio e da Indústria admitiu nesta sexta-feira a possibilidade de um pequeno vazamento na usina nuclear de Fukushima, depois de funcionários reportarem aumento da pressão em um dos reatores após o forte terremoto.
Banri Kaieda disse que as autoridades pensavam em provocar a saída de fumaça radioativa no reator nuclear problemático na tentativa de diminuir a pressão.

Veja galeria de fotos do terremoto

Um porta-voz da Tokyo Electric Power, que controla a usina Fikushima No. 1, afirmou à AFP: "A pressão aumentou no contêiner do reator e estamos tentando resolver o problema".

O governo japonês informou nesta sexta-feira que milhares de moradores de um raio de três quilômetros da usina foram retirados depois que o sistema de resfriamento falhou após o forte terremoto de 8,8 graus de magnitude, o maior da história do Japão.

Mais cedo, a Associação Nuclear Mundial, a principal entidade da indústria nuclear, disse acreditar que a situação na usina japonesa de Fukushima está sob controle e que o sistema de esfriamento estava recebendo água.
- Foto: Soraia Hippert