Brasileiros acompanham ansiosos os efeitos do terremoto no Japão
Milhares de brasileiros acompanham com apreensão os efeitos devastadores do tsunami e dos terremotos no Japão pelo fato de terem parentes no país asiático. É o caso da estudante de Direito Janaína Takaki, de 34 anos, moradora de Montes Claros (norte de Minas). Os pais dela, uma irmã e dois sobrinhos moram na cidade de Nagano, atingida por um terremoto de 6,9 graus na escala Richter.
Janaína conta que Nagano fica no centro do Japão, distante da região atingida pelo tsunami. Porém, a cidade sofre os efeitos do terremoto, registrado às 16h30 (horário de Brasília), quando já eram 4h30 da madrugada de sábado no Japão.
A universitária disse que conversou com a mãe na tarde desta sexta pelo telefone. "Minha mãe disse que ela, meu pai, minha irmã e meus sobrinhos tiveram que dormir dentro do carro, no meio da rua. Não tem como dormir dentro de casa, por causa do medo de um novo terremoto e um possível desabamento", contou Janaína.
Assim como outras pessoas no Japão, os parentes de Janaína
enfrentam dificuldades de comunicação com o Brasil. "Por isso, estou acompanhando tudo que acontece lá pela internet pela televisão. Fico o tempo todo ligada na CNN. Rezo e torço para que nada mais sério aconteça com meus pais e com minha irmã", disse a
estudante de de Montes Claros.