Substâncias radioativas podem já ter vazado de um dos seis reatores nucleares da usina atômica de Fukushima Daiichi, advertiu neste sábado (no horário local) a Tokyo Electric Power, operadora da instalação, citada pela agência de notícias Kyodo News.
Leia Mais
Detectado aumento de radioatividade na sala de controle de usina nuclear no JapãoBrasileiro relata que região atingida por tsunami sofre com falta de comunicação e transporteNúmero oficial de mortes no Japão sobe para 310Terremoto no Japão pode ter causado mil mortosDestruição e morteCésio radioativo é detectado perto da usina japonesa de FukushimaTsunami destrói barcos na costa oeste dos EUABrasileiros relatam caos e apreensão durante tragédia no japãoMoradores de colônia japonesa em São Paulo está apreensiva por notícias de parentesUsina nuclear japonesa registra explosão Japão retira população de áreas próximas a usinas nuclearesAutoridades japonesas informaram anteriormente a respeito da liberação de vapor para aliviar a pressão no reator número 1 da usina, localizada no nordeste do Japão, cujo sistema de resfriamento parou de funcionar. A interrupção ocorreu após uma queda de energia causada pelo terremoto que atingiu o país. A agência de segurança nuclear do Japão disse que o elemento radioativo no vapor liberado não afetaria o meio ambiente nem a saúde humana.
O chefe do gabinete de governo do Japão, Yukio Edano, assegurou que as medidas de segurança adotadas são suficientes para garantir a segurança dos moradores da região. Quase 3 mil pessoas foram retiradas das proximidades da usina como medida de precaução, segundo a agência de notícias Kyodo. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.